segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Atividades do Projeto Folclore 2010

FOLCLORE

O Projeto Folclore foi trabalhado com alunos, dos estágios I e II do Ensino Infantil, faixa etária entre 4 e 6 anos de idade.
Apresentamos o lúdico como principal recurso didático – mediador – a fim de preparar materiais que nos auxiliassem a trabalhar de forma criativa os PCNS.
Por tratarem-se de crianças pequenas, foram utilizadas aulas expositivas, dialogadas, contação de história, teatro e apresentação de filme, atividades com música e gestos/movimentos, leitura de imagem, atividades com colagem, pintura e texturização, com o corpo e outros. As aulas foram fotografadas e apresentadas, entre outras atividades aos pais na exposição, de sábado, dia 21/08 no espaço escolar.
A coordenação motora foi bastante trabalhada através de recortes, dobraduras, colagens e desenhos relacionados ao tema proposto, o que possibilitou o equilíbrio e a confiança em atividades manuais, além de estimular a organização e o seqüenciamento do trabalho, como poderão ver em outras postagens.
Este trabalho nos possibilitou, também a elaboração e pesquisa de lendas, parlendas, cantigas, jogos, brinquedos , brincadeiras , etc. e suas implicações na educação, a observação do desempenho/aprendizado, da retenção de conteúdo, da concentração e interesse do aluno em cada uma das atividades propostas.
Conseguimos, desta maneira, a seleção de atividades muito criativas e bem elaboradas, resultando numa bela exposição , de muitos elogios de parte de pais e comunidade, que participaram efetivamente do evento.
Os resultados obtidos confirmaram a possibilidade de se trabalhar os conteúdos escolares de forma prazerosa com crianças pequenas e da utilização da exposição como espaço para a efetivação do ensino, pois valoriza o trabalho do aluno e eleva sua auto-estima.

>> VEJA ALGUMAS IMAGENS DA NOSSA EXPOSIÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!