sábado, 12 de março de 2011

Fichas de Avaliação - Educação Infantil

1.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - NIVEL I.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Utilizar a linguagem oral para comunicar-se em diferentes situações: transmissão de recados, verbalização de idéias, etc...
2- Ampliar o vocabulário através da descrição de pessoas, objetos, cenas, figuras e situações do cotidiano.
3- Aprimorar a fala através da interação com o outro: gestos, sinais e mímicas.
4- Valorizar e participar de atividades que envolvam a leitura como fonte de prazer e conhecimento.
5- Recontar, dramatizar, construir e registrar histórias.
6- Aprimorar a percepção e discriminação visual: semelhanças, diferenças, todo e partes.
7- Aprimorar a habilidade motora fina – exercícios digito manuais.
8- Utilizar o desenho como representação gráfica.
9- Perceber a escrita como representação da fala.
10- Identificar e reconhecer o próprio nome.
11- Identificar e reconhecer o nome dos colegas.
12- Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto.
13. Diferenciar letras e números.
14. Reconhecer diferentes portadores de texto: livros, jornais, revistas, bilhetes, cartazes, etc
15- Conhecer e reproduzir oralmente jogos verbais: parlendas, trava-línguas, adivinhações, quadrinhas, poesias...
16- Construir frases e pequenos textos coletivamente.
17- Utilizar corretamente o conceito de posição e dominância em atividades de registro (folhas e caderno).


2.MATEMÁTICA - NÍVEL I.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1-Reconhecer e explorar números no contexto diário(0 à 10)
2- Utilizar registros não convencionais e convencionais para comunicar idéia de quantidade.
3- Explorar contagem em escala ascendente de um a um.
4- Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem.
5- Comparar coleções pela quantidade de elementos.
6- Interpretar e resolver situações – problema contidas no cotidiano escolar.
7- Identificar unidade de tempo: dia/semana.
8- Nomear e identificar conceito de tamanho: grande/pequeno, comprido/curto, longe/perto...
9- Nomear e identificar conceito de espessura: largo/estreito, grosso/fino...
10- Nomear e identificar conceito de altura: alto/baixo, maior/menor.
11- Reconhecer a importância das medidas para a resolução de problemas do cotidiano. 12- Identificar as semelhanças e diferenças entre formas geométricas planas.
13- Observar as formas geométricas na natureza, nas edificações, nas artes, etc ...
14- Coletar e organizar informações (listas).

3.ARTES VISUAIS - NIVEL I.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Observar e identificar imagens diversas: pessoas, objetos, cores e formas.
2- Explorar, manipular e utilizar meios, materiais e variados suportes gráficos.
3- Criar desenhos e pinturas livre, dirigido e a partir de observações.
4-Criar a partir de técnicas variadas: perfuração, modelagem, dobraduras, recortes, colagem, pintura.
5-Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários como uso correto de: lápis de cor, giz de cera, pincel, cola, tintas.
6- Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupos.
7- Observar elementos da linguagem visual: forma, cor e textura.
8- Identificar cores primárias e neutras.
9- Utilizar as cores explorando suas diversas misturas.
10- Construção de estruturas tridimensionais através de materiais diversos e sucata.
11- Vivenciar a linguagem cênica, por meio de jogos teatrais.
12- Explorar diferentes formas de arte a partir da observação, narração e descrição de: pinturas, fotografias e ilustrações.
13- Compreender a arte como linguagem, utilizando a comunicação gráfica: cartazes e mural.
14- Respeitar e valorizar suas produções artísticas e dos outros.

4.MÚSICA - NÍVEL I.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Explorar a linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas, expressando o silêncio, os sons da natureza e materiais sonoros.
2- Estimular a percepção auditiva para distinguir silêncio, sons da natureza, corporais e materiais sonoros.
3- Explorar brincadeiras com a produção de sons corporais e vocais diversos, imitando, criando e se comunicando.
4- Ampliar e apreciar repertório musical variado, compreendendo a linguagem musical, como forma de expressão individual e coletiva.
5-Conhecer e explorar diferentes ritmos musicais através da dança.
6-Dramatizar situações sonoras diversas, integrando gestos, som e movimento.
7- Reconhecer e explorar sons, adquirindo noções de: ritmo, altura, duração e intensidade.

5.MOVIMENTO - NÍVEL I
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Reconhecer o corpo e suas partes, percebendo sensações e limites.
02- Explorar diferentes posturas corporais.
03- Ampliar progressivamente a destreza para deslocar- se no espaço: correr, pular,engatinhar, arrastar, rolar,etc.
04- Explorar as possibilidades expressivas dos gestos e mímicas faciais.
05- Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolver as habilidades motoras finas.
06- Realizar movimentos utilizando materiais diversos.
07- Orientar-se no espaço: posição, percurso.
08- Descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo.
09- Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança.
10- Reconhecer e explorar noções de lateralidade
11- Participar de diversos tipos de jogos: simbólico, folclórico, competitivo e cooperativo.

1.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - NIVEL II.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Utilizar a linguagem oral para comunicar-se em diferentes situações: transmissão de recados, verbalização de idéias, etc...
2- Ampliar o vocabulário através da descrição de pessoas, objetos, cenas, figuras e situações do cotidiano.
3- Aprimorar a fala através da interação com o outro: gestos, sinais e mímicas.
4- Interpretar e narrar fatos e histórias em seqüência.
5- Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar idéias e elaborar perguntas e respostas.
6-Valorizar e participar de atividades que envolvam a leitura como fonte de prazer e conhecimento.
7- Recontar, dramatizar, interpretar, construir e registrar histórias.
8- Aprimorar a percepção e discriminação visual: semelhanças, diferenças, todo a partes, figura-fundo.
9- Aprimorar a habilidade motora fina – exercícios digito manuais, de dominância, equilíbrio e controle de movimentos.
10- Reconhecer a prática da escrita como expressão de idéias: associação idéia-símbolo, diferenciação letras- números e funcionalidade
11- Reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas.
12- Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto
13- Observar e manusear diferentes portadores de texto: livros, jornais, revistas, bilhetes, cartazes, etc
14- Explorar diversos gêneros de textos: contos, fábulas, quadrinhas populares, canções, lendas, poesias, noticias de jornais, bilhetes, receitas, rótulos, etc...
15- Construir frases e pequenos textos coletivamente.
16- Construir textos individualmente tendo como auxilio o professor.
17- Sistematizar a escrita a partir das informações colhidas no processo de ensino.
18- Utilizar corretamente os cadernos, observando noções de posição, sentido e organização espacial.
19- Incentivar a pesquisa.

2.MATEMÁTICA - NÍVEL II.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Escrever corretamente números de 0 à 10.
2- Reconhecer e explorar númerais e quantidades de 0 à 30.
3- Utilizar registros não convencionais e convencionais para comunicar idéia de quantidade.
4- Explorar contagem em escala ascendente de um a um.
5- Explorar e interpretar números, reconhecendo sua utilidade no cotidiano.
6- Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem.
7- Comparar e ordenar coleções pela quantidade de elementos.
8- Explorar cálculos de adição e subtração por meio de estratégias pessoais.
9- Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de tempo: antes/agora/depois, início/final, manhã/tarde/noite.
10- Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de tamanho: comprido/curto, grande/pequeno, longe/perto
11- Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de massa e volume: litro/quilo, na culinária colher/ xícara/ pitada.
12- Identificar unidade de tempo: dia/semana/mês.
13-Construir e representar formas geométricas planas identificando e analisando suas características.
14- Observar as formas geométricas na natureza, nas edificações, nas artes, etc.
15- Coletar e organizar informações (listas e tabelas)
16- Criar registro próprio para a comunicação das informações coletadas.
17- Produzir textos coletivos a partir da interpretação de informações coletadas.


3.ARTES VISUAIS - NIVEL II.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Observar e identificar imagens diversas: pessoas, objetos, cores, formas e cenas. 2- Explorar, manipular e utilizar meios, materiais e variados suportes gráficos.
3- Criar desenhos e pinturas livre, dirigido, a partir de observações e com tema.
4- Criar a partir de técnicas variadas: perfuração, alinhavos, modelagem, dobraduras, recortes, colagem, impressão e pintura.
5- Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários como uso correto de: lápis de cor, giz de cera, pincel, cola, tintas.
6- Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupos.
7- Observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura.
8-Identificar cores primárias e neutras.
9- Utilizar as cores explorando suas diversas misturas.
10- Construção de estruturas tridimensionais através de materiais diversos e sucata.
11- Vivenciar a linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos.
12- Explorar diferentes formas de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de: pinturas, fotografias e ilustrações.
13- Compreender a arte como linguagem, utilizando a comunicação gráfica: cartazes, painel, mural, panfletos.
14- Respeitar e valorizar suas produções artísticas e dos outros.

4.MÚSICA NÍVEL II.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Explorar a linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas, expressando o silêncio, os sons da natureza e materiais sonoros.
2- Estimular a percepção auditiva para distinguir silêncio, sons da natureza, corporais e materiais sonoros.
3- Explorar brincadeiras com a produção de sons corporais e vocais diversos, imitando, criando e se comunicando.
4- Ampliar e apreciar repertório musical variado, compreendendo a linguagem musical, como forma de expressão individual e coletiva.
5- Conhecer e explorar diferentes ritmos musicais através da dança.
6- Dramatizar situações sonoras diversas, integrando gestos, som e movimento.
7- Reconhecer e explorar sons, adquirindo noções de: ritmo, altura, duração e intensidade.

5.MOVIMENTO - NÍVEL II
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

01- Reconhecer o corpo e suas partes, percebendo sensações, limites e articulações. 02- Explorar diferentes posturas corporais.
03- Ampliar progressivamente a destreza para deslocar- se no espaço: correr, pular,engatinhar, arrastar, rolar,etc.
04- Explorar as possibilidades expressivas dos gestos e mímicas faciais.
05- Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolver as habilidades motoras finas.
06- Realizar movimentos utilizando materiais diversos.
07- Orientar-se no espaço: posição, percurso.
08- Descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo.
09- Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança.
10- Explorar a lateralidade, dominando e reconhecendo o espaço.
11- Participar de diversos tipos de jogos: simbólico, folclórico, competitivo e cooperativo.

1.LINGUAGEM ORAL E ESCRITA - NIVEL III.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Utilizar a linguagem oral para comunicar-se em diferentes situações: transmissão de recados, verbalização de idéias, etc...
2- Ampliar o vocabulário através da descrição de pessoas, objetos, cenas, figuras e situações do cotidiano.
3- Aprimorar a fala através da interação com o outro: gestos, sinais e mímicas.
4- Perceber através das brincadeiras da fala: sons iniciais, finais e ritmo das palavras.
5- Interpretar e narrar fatos e histórias em seqüência.
6-Participar de situações que envolvam a necessidade de explicar, argumentar idéias e elaborar perguntas e respostas.
7- Valorizar e participar de atividades que envolvam a leitura como fonte de prazer e conhecimento.
8- Recontar, dramatizar, interpretar, construir e registrar histórias.
9- Aprimorar a percepção e discriminação visual: semelhanças, diferenças, todo a partes, figura-fundo e detalhes.
10- Aprimorar a habilidade motora fina – exercícios digito manuais, de dominância, equilíbrio e controle de movimentos.
11-Reconhecer a prática da escrita como expressão de idéias: associação idéia-símbolo, diferenciação letras- números e funcionalidade
12- Reconhecer o próprio nome e o nome dos colegas.
13- Reconhecer, identificar e nomear as letras do alfabeto
14- Observar e manusear diferentes portadores de texto: livros, jornais, revistas, bilhetes, cartazes, etc
15- Explorar diversos gêneros de textos: contos, fábulas, quadrinhas populares, canções, lendas, poesias, noticias de jornais, bilhetes, receitas, rótulos, etc...
16- Construir frases e pequenos textos coletivamente.
17- Reconstruir e identificar idéias principais de diferentes gêneros de textos coletivamente.
18- Construir textos individualmente tendo como auxilio o professor.
19- Sistematizar a escrita a partir das informações colhidas no processo de ensino. 20- Utilizar corretamente os cadernos, observando noções de posição, sentido e organização espacial.
21-Incentivar a pesquisa.

2.MATEMÁTICA - NÍVEL III.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Escrever corretamente números de 0 à 10.
2- Reconhecer e explorar numerais e quantidades de 0 à 50.
3- Utilizar registros não convencionais e convencionais para comunicar idéia de quantidade.
4- Explorar contagem em escala ascendente de um a um.
5- Explorar e interpretar números, reconhecendo sua utilidade no cotidiano.
6- Utilizar diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvam contagem.
7- Explorar o número como código na oganização das informações: placas de carros, nº de residências e sapatos.
8- Comparar e ordenar coleções pela quantidade de elementos.
9- Interpretar e resolver problemas do cotidiano, compreendendo alguns dos significados das operações- soma/subtração, multiplicação/divisão.
10-. Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de tempo: antes/agora/depois, início/final, manhã/tarde/noite, ontem/ hoje/amanhã.
11- Utilizar diferentes instrumentos de medição de tamanho: passos/barbante/palitos etc.
12- Reconhecer a importância, identificar e criar estratégias próprias para medidas não convencionais e convencionais de massa e volume: litro/quilo, na culinária - colher/ xícara/ pitada.
13- Identificar unidade de tempo: dia/semana/mês/ano e horas exatas.
14-Identificar semelhanças e diferenças entre formas planas e espaciais.
15- Observar as formas geométricas na natureza, nas edificações, nas artes, etc.
16-Coletar e organizar informações (listas, tabelas e gráficos).
17- Criar registro próprio para a comunicação das informações coletadas.
18- Produzir textos coletivos a partir da interpretação de informações coletadas.

3.ARTES VISUAIS -NIVEL III.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Observar e identificar imagens diversas: pessoas, objetos, cores, formas e cenas.
2- Explorar, manipular e utilizar meios, materiais e variados suportes gráficos.
3- Criar desenhos e pinturas livre, dirigido, a partir de observações e com tema.
4- Criar a partir de técnicas variadas: perfuração, alinhavos, modelagem, dobraduras, recortes, colagem, impressão e pintura.
5- Explorar e utilizar alguns procedimentos necessários como uso correto de: lápis de cor, giz de cera, pincel, cola, tintas.
06- Cuidar dos materiais, trabalhos e objetos produzidos individualmente ou em grupos.
07- Observar elementos da linguagem visual: forma, cor, volume e textura.
08- Identificar cores primárias, secundárias e neutras. 09. Utilizar as cores explorando suas diversas misturas.
10- Construção de estruturas tridimensionais através de materiais diversos e sucata. 11- Vivenciar a linguagem cênica, por meio de jogos teatrais, dramáticos e simbólicos.
12- Explorar diferentes formas de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de: pinturas, fotografias e ilustrações.
13- Compreender a arte como linguagem, utilizando a comunicação gráfica: cartazes, painel, mural, panfletos. 14. Respeitar e valorizar suas produções artísticas e dos outros.

4.MÚSICA - NÍVEL III.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

1- Explorar a linguagem musical em brincadeiras cantadas e rítmicas, expressando o silêncio, os sons da natureza e materiais sonoros.
02- Estimular a percepção auditiva para distinguir silêncio, sons da natureza, corporais e materiais sonoros.
03- Explorar brincadeiras com a produção de sons corporais e vocais diversos, imitando, criando e se comunicando.
04- Ampliar e apreciar repertório musical variado, compreendendo a linguagem musical, como forma de expressão individual e coletiva.
05- Conhecer e explorar diferentes ritmos musicais através da dança.
06- Dramatizar situações sonoras diversas, integrando gestos, som e movimento.
07- Reconhecer e explorar sons, adquirindo noções de: ritmo, altura, duração e intensidade.


5.MOVIMENTO - NÍVEL III
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

01- Reconhecer o corpo e suas partes, percebendo sensações, limites e articulações. 02- Explorar diferentes posturas corporais.
03- Ampliar progressivamente a destreza para deslocar- se no espaço: correr, pular,engatinhar, arrastar, rolar,etc.
04- Explorar as possibilidades expressivas dos gestos e mímicas faciais.
05- Manipular materiais, objetos e brinquedos diversos para desenvolver as habilidades motoras finas.
06- Realizar movimentos utilizando materiais diversos.
07- Orientar-se no espaço: posição, percurso.
08- Descobrir e explorar movimentos ajustados a um ritmo.
09- Expressar-se corporalmente, percebendo os diferentes ritmos através da dança.
10- Explorar a lateralidade, dominando e reconhecendo o espaço. 11. Participar de diversos tipos de jogos: simbólico, folclórico, competitivo e cooperativo.


6.NATUREZA E SOCIEDADE - NÍVEL III.
OBJETIVOS 1ºB. 2ºB. 3ºB. 4ºB.

01- Construir sua identidade por meio da descoberta de si mesmo e dos outros.
02- Desenvolver uma auto-imagem positiva e confiante sabendo-se aceito no grupo com possibilidades de interagir e crescer.
3- Perceber sua características particulares como riquezas que as diferenciam dos outros e fazem com que cada pessoa seja única e especial no grupo.
04- Conhecer sua história e considerar seu nascimento um fato especial.
05- Reconhecer que o nome nos identifica, nos diferencia dos outros e nos valoriza diante deles.
06- Conhecer , diferenciar e comparar as características específicas do ser humano e de outras espécies do reino animal.
07- Conhecer e valorizar cada parte do seu corpo e identificar a funcionalidade de cada uma e as inúmeras atividades que com elas podemos realizar.
08- Reconhecer que as diferenças na maneira de ser e de agir tornam as pessoas interessantes e especiais, mas que todas merecem o mesmo respeito.
09. Valorizar a boa alimentação para o bom desenvolvimento do ser humano.
10- Desenvolver hábitos de higiene.
11- Desenvolver hábitos de uma boa conduta (valores).
12- Reconhecer e valorizar a necessidade de se viver em comunidade.
13- Reconhecer e valorizar a necessidade de se viver em comunidade.
14- Perceber a importância do convívio familiar.
15- Perceber e valorizar a escola como um lugar especial em que se pode crescer e aprender com amigos.
16- Conhecer o quadro histórico- geográfico da cidade.
17- Identificar os meios de transporte, sinais de trânsito e meios de comunicação.
18- Conhecer e valorizar o folclore nacional.
19- Reconhecer e valorizar os símbolos nacionais.
20-Conhecer e participar de datas comemorativas, cívicas e tradições culturais importantes para a sociedade.
21- Perceber o mundo ao seu redor com toda a sua grandeza.
22- Perceber e valorizar o meio ambiente como fonte de vida capaz de nos dar plantas, alimentos, frutos e flores.
23- Preservar o meio ambiente, participar na coleta de objetos para reciclagem e/ou reaproveitamento nas atividades de classe.
24-Valorizar a água como elemento essencial á vida das pessoas, animais e plantas.
25- Identificar as partes da planta e reconhecer o seu valor nos aspectos decorativo, medicinal, alimentício e outros.
26- Conhecer, identificar, relacionar , classificar diferenciar e valorizar as espécies animais e seu habitat.
27- Reconhecer as mudanças climáticas.
28- Explorar diferentes materiais através da experimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!