sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Folclore


O significado clássico da palavra folclore, tornada ciência no início da segunda metade do século XIX é uma composição dos vocábulos Folk-Lore, Folk, povo, Lore, palavra de origem inglesa cujo significado é ''conhecimento popular''. Conhecimento, saberes do povo, guardados, preservados, transmitidos de geração a geração e com o passar do tempo adquirindo novas formas. Mas, nem tudo o que é popular é folclórico. Para um costume ser considerado folclore é preciso ter origem anônima, ou seja, não se saber ao certo quem o criou. Deve ser aceito e praticado por um grande número de indivíduos. Também precisa resistir ao tempo e ser passado de geração em geração
O folclore brasileiro é um dos mais ricos do mundo! Nele, estão as marcas dos diferentes povos que formaram nossa nação, principalmente o indígena, o africano e o europeu, nossa herança cultural.
As canções de ninar, as cantigas de roda, as brincadeiras, jogos, brinquedos, superstições , vestimentas, comidas tipicas, dança, artesanato, provérbios, variações linguisticas, tradições, etc., também, os mitos e lendas que aprendemos quando criança é parte do folclore que nos ensinam em casa ou na escola.
Existem ainda inúmeras atividades que fazem parte do nosso folclore, os utensílios que o povo fabrica para o uso de ornamentação, como as cestas de vime, e os objetos de cerâmica, madeira e couro, os tecidos, a renda, colcha de retalhos, os adornos de miçangas e penas, redes de dormir, chinelo de palha, fita do Nosso Senhor do Bonfim, bumba-meu-boi, samba, panelas de barro, ferradura atrás da porta, carnaval, futebol, etc.

O Dia do Folclore é 22 de agosto, conforme decreto nº 56747 de 17/08/1965.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer comentar? Oba, seja bem-vindo, sua opinião é muito importante!!!